Postagens

O ato político

Tenho visto, através de pessoas bem-intencionadas, em geral muito jovens, discutindo ativismo político na internet. Estas pessoas trazem um discurso, bastante padrão dentro do universo da internet, julgando as pautas através da visibilidade. É uma lógica política trazida pelas redes sociais (facebook, youtube e por ai vai), na qual dar acessos é algo bom, pois da dinheiro e visibilidade, e não dar acessos é ruim.                 No universo das redes sociais, esta logica se sustenta até certo ponto. Entretanto, no universo político não. E essa confusão interpretativa eu tenho visto como muito recorrente. O universo político a visibilidade segue a lógica de nicho eleitoral. Eu publico para o meu público, que vai reforçar as minhas ideias. Só que para eu ter um público, eu preciso utilizar de artifícios de convencimento. Estes artifícios foram largamente utilizados pela direita, que criou inimigos invisíveis (c...

Da proeminência a decadência

                A busca pela proeminência social, nem sempre foi algo socialmente difundido. Em um momento passado, ser protagonista social não era buscado por todos. Muitos se contentavam em ser apenas parte da sociedade, não tinham interesse de ter destaque social, de serem reconhecidos pela sua singularidade de opinião e representação.                 Qual o problema disto? É uma utopia achar que todos terão protagonismo social. Para que alguma pessoa se destaque, outras precisam estar no obscurantismo. Não existe espaço para aproximadamente 7 bilhões de pessoas serem protagonistas, nem nunca vai existir. Entretanto, nesta busca incessante pelas pessoas serem vistas, reconhecidas, surge as coisas mais bizarras. Dentre elas, o terraplanismo, a negação das vacinas e tantas outras fantasia absurdas, que tentam criar uma realidade alter...